Minha querida irmã Gleide, uma musica há muito tempo presa, perdida, espalhada em meu subconsciente, sempre que tinha uma leve lembrança desta musica, as memórias me levavam aos pequenos parques ambulantes, que são montados em pequenas cidades de interior em interior, não me lembrava nem se quer de nenhum pedacinho da letra, e algumas vezes uns flashes sonoros da memória infantil, mas realmente esta foi quase uma lembrança totalmente apagada.
Porém quando eu achei essa doçura de letra, no meio de quase uma centena de outras doces musicas infantis que eu ouvi em um dia, todas as melhores lembranças voltaram.
A musica se chama "O Elefante" (1981) do cantor Robertinho do Recife.
A nossa Bahia e a do Pepeu, neste caso faz as pazes com o Pernambuco do Robertinho.
Os 2 são considerados os maiores guitarristas brasileiros de todos os tempos, incluindo outro peso pesado o Armandinho, filho de Osmar, lembra do Trio Elétrico Dodô e Osmar, os pioneiros.
Interessante o titulo dessa musica infantil, O Elefante e o elefante e o símbolo mais marcante da minha infância, lembra do Elefantinho Pistache!? Do Congo Belga, digo da Bélgica.
Hoje de manhã cedo o vizinho tocou Coldplay-Speed of Sound, como se algo querendo me falar, hoje é dia de escrever um post para a sua irmã.
Lembro que a muito tempo Gleide, você me enviou um link da musica do Coldplay-Paradise, cujo protagonista do clip é o vocalista disfarçado de elefante, e no final toda banda são elefantes.
No exato momento que recebo sua mensagem, ainda tinha uma screenshot, minimizada na área de trabalho com a imagem de um elefante (imagem abaixo) que tinha feito a poucos minutos atrás.
Faz tanto tempo e nunca te contei isso, acho que esse é o momento apropriado para falar então.
Estava em um ônibus, pensando nessas palavras para escrever para você, eis que aparece uma escultura de um elefante em tamanho real na rodovia (que coisa!)
Foi este o clip que você me mandou.
Assim como o elefante do Coldplay vai até o Aeroporto de Heathrow, ou como criança que vai viajar do Robertinho do Recife, prepare bem a pequena viajante, minha sobrinha Chloe, tão pequena é já esta voando para longe e acumulando milhas.
Poderia esperar por você Gleide e Abdul em qualquer parte do Brasil, Praia de "Boa Viagem" no Recife, por exemplo. Mas igual ao Roberto Carlos quando escreveu a musica, Debaixo do Caracóis dos Seus Cabelos, para o Caetano Veloso quando estava no exílio em Londres.
Um dia a areia branca, seus pés irão tocar, e vai molhar seus cabelos,
A água azul do mar, janelas e portas vão se abrir, pra ver você chegar,
E ao se sentir em casa, sorrindo vai chorar. (Tears of Joy)
Quando Erasmo Carlos e Roberto Carlos citou esta areia branca, eles estavam pensando no Rio, portanto eu aguardo por vocês no Rio de Janeiro. dia 22 de março, meu cabalístico 22.
Pisando a areia branca, que é seu paraíso.
Que foi que eu fiz? Foi te fazer feliz
Que foi que eu fiz? Foi te fazer chorar
O Elefante - Robertinho do Recife e Emilinha nos Trapalhões 1981.
https://www.youtube.com/watch?v=Vl0rjeV2YOQ